As principais vantagens e desvantagens da energia solar.
Quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou o marco regulatório (resolução 482) que permitiu aos consumidores trocar a rede elétrica pela energia gerada. Desde então, muitos brasileiros passaram a ver a energia solar como uma aliada da economia e de um consumo mais sustentável. Por isso, conheça as principais vantagens e desvantagens de gerar sua própria eletricidade por meio da energia solar
Vantagens da energia solar
1. Rápido retorno do investimento;
Segundo análises da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o tempo de retorno está estimado em até quatro anos.
O payback é o período necessário para que o custo de instalação se pague. Esse cálculo deve levar em consideração o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema fotovoltaico.
A economia na conta de energia já no primeiro mês de instalação é um bom indicativo do quanto o sistema fotovoltaico é rentável. Isso poque a sua economia pode chegar até 95% todos os meses. Clique aqui para ler mais sobre investimento (link para o artigo do Robson)
2. Baixo custo de manutenção;
Recomendamos a limpeza uma vez no ano. À medida que os painéis ficam mais sujos, sua produção de energia diminui. Uma pequena quantidade de sujeira, poderá causar uma pequena perda na produção de energia do painel fotovoltaico.
Como os procedimentos de manutenção são simples, os custos também são baixos. Além disso, prolongam o ciclo de vida dos módulos.
Em caso de dúvida, assista um vídeo explicativo de como é feita a manutenção Link do vídeo
3. Vida útil superior a 25 anos;
A vida útil de um painel solar é de 25 a 30 anos — inclusive esse é o prazo que as fabricantes costumam dar como garantia.
A maioria dos fornecedores de painéis solares oferece uma garantia de performance de 25 anos para seus equipamentos. E o mais interessante é que no 25º ano, o sistema ainda possui 80% de eficiência!
Contudo, algumas pesquisas mostram que a durabilidade de um painel solar pode ultrapassar os 40 anos.
A imagem acima mostra um dos painéis mais antigos em funcionamento com mais de 40 anos de idade. Foi fabricado em 1980 e ainda possui 50% da capacidade de produção de energia.
Levando em consideração a tecnologia de hoje em dia. É possível que um painel solar de boa qualidade fabricado hoje dure 50 anos com 60% da sua capacidade de produzir energia elétrica.
4. Valorização do imóvel;
Estudos desenvolvidos pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, demonstram que imóveis com instalação de um sistema de energia solar têm uma valorização de 3% a 6%.
O valor do imóvel que possui sistema solar sofre esse aumento, pois gerar a própria energia, de modo que a pessoa que adquirir terá uma redução da despesa com energia, em comparação com outros imóveis no mercado.
Um comprador em potencial reconhecerá esse valor agregado e estará disposto a pagar mais pelo imóvel. Isso porque uma residência ou comércio que já conta com estrutura para geração de energia solar tem um atributo a mais de destaque diante do mercado imobiliário, atraindo proprietários que busquem conforto, economia, sustentabilidade e modernidade.
5. Energia limpa e sustentável;
Energia solar, como o próprio nome sugere, é a energia provinda da luz do sol. A luz solar vem em forma de raios ultravioletas e infravermelhos. O processo de transformação desses raios em energia é feito por meio de painéis solares que captam a energia do sol e transforma em energia elétrica.
A energia solar é renovável porque provém da luz solar, ou seja, enquanto houver sol, é possível fazer uso dele, sem causar danos ao meio ambiente.
Mas é importante ressaltar que é possível ter produção de energia solar mesmo em dias nublados ou chuvosos.
Ao comparar toda a energia gerada durante 25 anos, fica evidente a contribuição do sistema solar para a preservação do meio ambiente.
Desvantagens da energia solar
1. Investimento inicial alto;
Apesar da energia solar ser uma fonte de energia econômica e limpa, o investimento necessário para adquirir o sistema fotovoltaico ainda é considerado alto.
Umas das estratégias é negociar um financiamento em que a parcela do financiamento seja igual à fatura mensal de eletricidade.
A Hoger Engenharia, por exemplo, colabora com os bancos Solfácil, BV e também temos a modalidade de consórcio.
Clique aqui para calcular seu sistema solar.
Com isso, no final do mês, o valor pago ao financiamento substituirá o valor que seria pago com a fatura de energia. Após quitar o financiamento, não terá mais despesa com banco nem com a conta de luz. Segundo análises da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o tempo de retorno está estimado em até quatro anos.
2. Dependência da rede elétrica e das concessionárias;
Como não há sol durante a noite, não haverá produção de eletricidade nesse período. Quando não há geração de energia (por exemplo, período noturno) utiliza-se a eletricidade fornecida pela distribuidora, mas não se preocupe, o sistema solar gera tanta energia que no final o excedente vira créditos energéticos para o abatimento da próxima fatura.
Além disso, por medidas de segurança, se a rede ficar sem energia elétrica, o sistema solar on-grid automaticamente também desliga. Ou seja, se acabar a energia da rua, você também ficará sem energia, mesmo que tenha sol.
3. Alto custo para o armazenamento de energia;
Existe uma solução para ter independência da rede de energia elétrica, são sistemas de energia solar isolados off- grid ou híbridos.
Porém, estes sistemas precisam de equipamentos diferenciados para ter autonomia. São utilizadas baterias para viabilizar o armazenamento do excesso de energia e elas garantem que o sistema funcione mesmo em época com alta nebulosidade ou no período da noite.
Entretanto, o custo das baterias é bem mais alto e seu uso o que a torna, na maioria dos casos, financeiramente inviável.
4. Dependência do clima;
Embora a energia solar ainda possa ser coletada em dias nublados e chuvosos, a eficiência do sistema solar cai nesses períodos.
Alguns dias nublados, chuvosos ou lugares com bastante sombra podem ter um efeito negativo no sistema de energia, porém o sistema de crédito, permite compensar dias nublados ou chuvosos.
Felizmente o Brasil possui uma das maiores radiações solares do mundo. Isso, deve-se ao fato de o território brasileiro possuir uma localização predominantemente tropical.
5. Encontrar Empresas;
Encontrar empresas de energia solar confiáveis, que oferecem uma solução completa pode levar tempo e ser um processo exaustivo. Isso porque é um processo que demanda tempo e valor de investimento considerável alto.
A empresa no qual você escolher devem apresentar os seguintes critérios:
Portanto, agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de instalar energia solar na sua casa ou residência. Entre em contato conosco que podemos elaborar um projeto que melhor atenda às suas necessidades de forma a promover o melhor custo benefício para você!