5 dicas para reduzir custos do condomínio
A gestão eficiente das finanças em um condomínio é crucial devido à ampla gama de serviços oferecidos, como segurança, limpeza e portaria. Caso isso não seja bem administrado, existe o risco de gastar excessivamente, o que resultaria em aumentos na taxa condominial, deixando os condôminos insatisfeitos.
Sendo assim, no artigo de hoje, iremos compartilhar algumas sugestões que podem ajudar a reduzir os gastos do condomínio, resultando em uma gestão mais satisfatória e aumentando o nível de satisfação dos condôminos.
Dicas práticas que te ajudam a reduzir os custos
1- Tecnologia
Tecnologias eficazes reduzem custos em condomínios. A portaria remota é um exemplo, automatizando o controle de acesso e proporcionando segurança 24 horas, economizando gastos com funcionários.
2- Manutenção
Fazer a manutenção regular do prédio pode parecer dispendioso, mas é benéfico. Ao manter tudo funcionando bem, é possível obter orçamentos e pesquisar fornecedores para encontrar as melhores opções. Deixar as manutenções para última hora resulta em escolhas rápidas e caras, sem a possibilidade de buscar as melhores ofertas, o que acaba custando mais a longo prazo.
3- Reduzir os custos com água
Incentivar a conscientização dos condôminos é uma estratégia eficaz para reduzir custos, mas também é possível adotar outras medidas, como o reaproveitamento e reuso de água no prédio. Tratando a água da chuva e utilizando-a para jardinagem e limpeza das áreas comuns, é possível economizar. Instalar hidrômetros individuais em prédios antigos também ajuda a reduzir consideravelmente os gastos com água. Além disso, verificar e corrigir vazamentos, e proibir o uso da água do condomínio para lavar carros e motos são medidas adicionais para economizar recursos hídricos.
4- Pequenos custos
Para reduzir custos desnecessários, é recomendado investir em produtos de qualidade, mesmo que um pouco mais caros, pois oferecem maior rendimento e durabilidade. Optar por produtos de limpeza um pouco mais caros, por exemplo, que duram um mês, é mais vantajoso do que escolher opções baratas que só duram uma semana.
Ao renovar contratos de serviços para o prédio, verifique se as propostas continuam competitivas e negocie descontos por fidelidade. Uma gestão financeira eficiente é crucial para a satisfação com a administração do condomínio. Confira também nosso conteúdo sobre o papel do síndico, conselho e administradora na boa gestão.
5- Cortes de gasto com a energia elétrica
Um dos maiores gastos de um condomínio é com a energia elétrica. Com isso, a melhor solução para reduzir os custos de um condomínio é a implementação da energia solar no local! Com um projeto de energia solar você consegue reduzir em até 90% dos seus custos com energia elétrica.
Condomínio com energia solar
Esse é o Dimension Office Park, um condomínio empresarial localizado na barra da Tijuca. O condomínio contou com a ajuda da Hoger para realizar esse projeto, e começar a economizar todos os meses com o seu sistema de energia solar.
Case de sucesso
O Dimension tem uma economia de R$168.000 por ano com o seu sistema solar, incrível né!?